Wednesday 20 May 2015

Paralelos

Acabei de fazer um par de paralelos.




Para poder furar um par de cilindros, precisava dois paralelos que fossem suficientemente finos para não serem apanhados pela broca.

Os meus paralelos de qualidade decente têm 8mm, eu precisava de paralelos de 5mm de espessura e, aproximadamente, 15mm de altura.

Tendo uma placa de aço cuja composição era desconhecida mas apresentando bom aspecto, sem corrusão e relativamente desempenada (alguns centésimos) cortei à rebarbadora, com disco de corte, duas tiras com 17mm e frezei-as de forma ficassem iguais em altura.



Visto que, independentemente da altura, o mais importante é que tivessem a mesma altura, ficaram com 15.85mm com uma imprecisão de não mais de 0.01mm. A precisão das restantes dimensões era relativamente irrelevante.

Inicialmente usei uma lâmina de aço rápido, mas o material revelou-se duro de roer porque danificou rapidamente o gume. Optei então por um veio com uma pastilha de carboneto de tungsténio.

Depois de frezadas limei as arestas e passei as superfícies e arestas numa lixa de 200 montada sobre na superfície de granito calibrada.


No comments:

Post a Comment